Os clientes atuais buscam informações atualizadas antes de fazer qualquer tipo de negócio mesmo com empresas que eles já conhecem, a Internet é o meio mais prático para encontrar e transmitir estas informações. Para uma empresa que precisa prospectar clientes e mantê-los atualizados sobre seus negócios ter um site institucional e saber usá-lo é mais que necessário

No mercado atual um site institucional tem grandes chances de ser o primeiro contato que possíveis clientes terão com o seu negócio. Ter um site institucional significa não apenas ter mais um canal publicitário ou um cartão de visitas para a sua empresa, mas, mostrar aos seus clientes de uma maneira prática, eficiente e rápida as principais informações que irão convencê-lo que optar em fazer negócios com a sua empresa é a escolha certa.  O site institucional é o rosto da sua empresa (marca) no mundo virtual, servindo como um funcionário que trabalha 24 horas por você por 365 dias ao ano, facilitando a prospecção de novos clientes e abrindo oportunidades para novos negócios.

Como foi dito anteriormente um site institucional é o rosto da sua empresa na Internet e praticamente um funcionário que trabalhará pelo o seu negócio interagindo com clientes e internautas por todas as partes do país e possivelmente do mundo. A elaboração do seu conteúdo junto ao layout deste site visando as primeiras impressões que a sua empresa quer passar a quem o visita, deve ser pensada cuidadosamente, pois, o investimento monetário e as horas perdidas em um empreendimento mau planejado nem sempre poderão ser recuperados.

O Layout do site Institucional deve ser limpo, isto é, sem muitas imagens ou animações que tirarão o seu foco que é buscar transmitir informações da empresa, produto ou serviço. As cores deste site devem respeitar o padrão da empresa a qual ele se destina, porém, as disponibilidades de onde estas cores serão empregadas, as imagens que farão parte deste Layout e os textos inseridos nele devem respeitar práticas e técnicas que apenas web designer e outros profissionais envolvidos e capacitados no desenvolvimento de sites conhecem.

Vale lembrar do crescimento dos dispositivos mobiles destes últimos anos e da previsão para os próximos anos são motivos para investirmos em sites com tecnologias atuais que possibilitam a criação de sites com Layouts responsivos ou exclusivos para mobiles.

Os textos devem ser sucintos, práticos e diretos, responderem as principais possíveis questões que os visitantes deste site poderão ter. Devem respeitar a língua portuguesa caso este site seja brasileiro, passando assim seriedade e segurança. Devem expor as qualidades que fazem a empresa ou o profissional dono deste site institucional ser melhor que seus concorrentes, porém, sem nunca deixarem de ser verdadeiras. Estes textos devem ser cativantes e fornecerem informações únicas e relevantes.

As principais páginas que compõem um site institucional são: Home (página de início onde será a primeira apresentação resumida e convincente da sua empresa), Quem Somos (Onde será apresentado as principais informações da sua empresa: O que ela é, o que ela faz, visão, missão, valores, quem são os donos, funcionários, história, etc…), Serviços ou Produtos (página que apresentará o que a empresa oferece, prazo de atendimento, como proceder a contratação ou compra, políticas de trocas, etc…), Contato (página de contato, geralmente composta por um formulário de contato, informações sobre os endereços físicos, virtuais, números de telefones comerciais, horário de atendimento, etc…).

Hoje em dia os sites institucionais, tem ganhado outras páginas e funcionalidades, por exemplo, ganharam uma página de notícias (blog), página de vendas onde todo o processo de compra, venda ou contratação ocorrerão (e-commerce), áreas restritas com conteúdos exclusivos, etc… É importante destacar que investir com atualizações dos conteúdos destas páginas são essenciais para os Sites Institucionais, pois, elas são o principal motivo dos visitantes retornarem ao site.

Não existem padrões ou regras que definem como um site institucional devem ser, mas, a sua importância dentro de um mundo a cada dia mais conectado cresce a cada segundo, sendo assim, estar de fora da Internet em pouco tempo significará estar de fora do mundo dos negócios. Se você, sua empresa ou a instituição a qual você faz parte ainda não possui um site institucional está perdendo o tempo de pensar neste investimento que certamente trarão resultados a curto, a médio e a longo prazo.

 

Fonte: www.administradores.com.br